Como incentivar seus filhos a estudarem com disciplina

Como incentivar seus filhos a estudarem com disciplina


Fazer com que os pequenos criem uma rotina de estudo ou tomem gosto por ler um livro didático infantil não é uma tarefa fácil, não é mesmo? Mas também é verdade que as crianças precisam ter horário para estudar e aprender.

Para fazer com que eles criem gosto pelos estudos nem sempre existe uma fórmula mágica, mas, existem algumas ações e estratégias que podem te ajudar. E hoje a Pilili veio te mostrar algumas delas!

Confira a seguir nosso guia para saber como incentivar seus filhos a estudarem com disciplina:

Incentive-o a criar o hábito de estudar

As primeiras dicas se concentram em ajudar a criança a criar o hábito de estudar e uma rotina de estudo. Essas atitudes são importantes para que o seu filho tenha consciência de que os estudos são uma parte importante da vida dele.

Crie horários 

Defina um horário do dia para que a criança tenha uma rotina de estudo, faça a lição de casa e revise o conteúdo estudado em sala de aula. Ensine que depois que tudo estiver pronto, ela pode brincar com os amigos ou jogar videogame, por exemplo. O importante é que ela tenha horário para estudar e absorva a noção de que precisa cumprir as regras e estar em dia com suas obrigações.

Crie um ambiente propício 

É importante que você separe uma parte da casa para servir como o local de estudos do seu filho. Pode ser algum cômodo que está vazio ou mesmo uma mesa colocada em algum canto do quarto. O objetivo é que ele fique longe das distrações, portanto, se vocês estão fazendo homeschooling, o ideal é que o ambiente de estudos fique longe de aparelhos como a tv ou outras distrações.

Ajude como puder

Por mais que não seja fácil se lembrar de assuntos estudados há muito tempo, procure ajudar o seu filho com o que for possível, tirando as dúvidas principais e explicando alguns conceitos. Se for preciso, reserve um pouquinho do seu tempo para rever algum livro didático infantil e abordar os temas novamente.

Ajude-o a criar o gosto pelos estudos 

Muito além de cobrar disciplina com as tarefas escolares, é preciso que os pais incentivem nos filhos o gosto geral pelos estudos. Isso pode ser feito com algumas atitudes, como:

Tire o peso da palavra “estudar”

Por estar muito relacionado ao ato de sentar-se e revisar o livro didático infantil da escola, o termo estudar pode soar um pouco pesado para as crianças. Procure trocar a palavra por outras, como aprender. O objetivo é que os pequenos se acostumem com a ideia de adquirir novos conhecimentos, e não apenas de preparar-se para as provas do colégio.

Crie brincadeiras

Aposte em brincadeiras educativas que ajudem o seu filho a aprender enquanto se diverte. O estudo do inglês é algo que pode se utilizar muito disso ao propor maneiras divertidas de entrar em contato com o idioma por meio dos videogames ou mesmo em conversas com a família durante as refeições. Nem tudo se resume ao livro didático infantil.

Conte suas experiências 

Fale sobre o quanto os estudos foram importantes em sua vida. Além disso, explique para as crianças que elas irão estudar os temas que gostam quando encontrarem suas próprias vocações. O importante é demonstrar como estudar é um elemento transformador.

Incentive-o a estudar o que gosta

Se a criança gosta de tecnologia, por exemplo, incentive-a a ler um livro didático infantil e a assistir a vídeos no YouTube sobre o tema! Demonstre para os pequenos que é possível ter horário para estudar aqueles assuntos de que eles gostam, e que assim nem parece que estão estudando.

Mesmo em homeschooling, as crianças continuam crescendo, sujando muita roupa e ficando maiores que elas rapidinho? Então dê uma passadinha na Pilili e confira nossa variedade em moda infantil feminina e moda infantil masculina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.