Como incentivar seu filho mais velho a cuidar do caçula

Como incentivar seu filho mais velho a cuidar do caçula

A chegada de um novo membro na família pode ser tanto um momento de alegria e felicidade como também de nervosismo e complicações. Isso porque, caso você já tenha um filho mais velho, ele pode acabar sentindo ciúmes, deixado de lado e triste. Os mais velhos, às vezes, demoram a se adaptar com a ideia de que terão que dividir atenção, brinquedos e até roupas. Esse processo de informar que vocês terão um segundo filho é, no mínimo, complicado.

A relação entre irmãos nem sempre vai ser imediata ou logo após o nascimento do segundo filho. Todo relacionamento é construído aos poucos, com muita dedicação, paciência, carinho e sabedoria. Então, talvez leve tempo para seu primogênito entender que ele terá um papel importante na vida do caçula e como amar o irmão, mas há algumas dicas de como incentivar o mais velho a cuidar do mais novo para criar essa ligação que irá perdurar pelo resto da vida deles. 

Participação do filho mais velho desde o início

Faça com que seu primogênito participe desde o início, com a gestação, para que ele comece a entender a importância desse novo papel e para se sentir mais próximo de todo o processo e do novo membro que irá chegar. Então, deixe que ele ajude a escolher o enxoval, as roupinhas, como conjuntos de verão femininos e/ou bermudas infantis masculinas, os possíveis nomes, a decoração do quarto e por aí vai.

Outra forma de fazer com que ele se envolva é, sempre que possível, levar o mais velho para as consultas médicas e para ver o caçula no ultrassom. Assim vai ficando mais fácil para ele entender as novas responsabilidades e vai criando apego e laço desde o início.

Converse sempre com o filho mais velho 

Pode parecer uma dica muito óbvia e sem sentido, mas é fundamental que você converse sempre com o seu filho mais velho. Esteja atenta para as necessidades dele e pareça estar aberta para discutir qualquer problema, angústia e tristeza que possam aparecer neste momento de transição.  

Então, quando surgir algum problema, seu filho precisa se sentir seguro para falar com você. Leve muito a sério todas as questões que forem apresentadas e, em conjunto, pensem em uma solução que agrade a todos. Se isso começar a ser um hábito entre vocês, seu primogênito vai sentir que pode conversar com você pelo resto da vida dele. E, além de melhorar o laço com o futuro irmão, vai fortalecer ainda mais a sua relação com o mais velho. 

Fale sobre as novas responsabilidades

Para que seu filho entenda que ele também terá que ter responsabilidades para cuidar do caçula, fale sobre algumas tarefas que ele poderá te ajudar. Como, por exemplo, deixe ele participar da hora da comida e ensine a ele todos os cuidados que são necessários para esse momento e para quando for trocar as fraldas. 

Outra ideia está relacionada a hora de brincar. Explique os cuidados com certos brinquedos para que o mais novo não se machuque e o que o mais velho pode fazer para divertir o caçula. Todas essas etapas vão construindo, ao longo do tempo, uma relação entre irmãos mais forte e resistente e o mais velho terá prazer em cuidar do irmão.

Você agora já sabe como incentivar seu filho mais velho a cuidar do caçula. Então, acesse o site da Pilili Moda Infantil e adquira as melhores roupas para os seus filhos. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *