Como ensinar seus filhos a organizar seus objetos

Como ensinar seus filhos a organizar seus objetos

Qual papai ou mamãe nunca se pegou tentando manter a casa arrumada sem sucesso e assistindo os pequenos bagunçarem tudo o que é organizado, não é mesmo?

Isso é normal com crianças em casa e não há como evitar, crianças vão bagunçar mesmo. Mas, se seu sonho é manter aquela prateleira infantil organizada, temos uma estratégia para sugerir.

Que tal incentivar os pequenos desde cedo a se fazerem responsáveis por seus objetos e sua prateleira para brinquedos? Mas como fazer isso? É isso que vamos te explicar hoje!

Quer que seu filho tenha um quarto infantil organizado? Não quer mais ver aquela prateleira infantil toda desarrumada? Então confira aqui como ensinar seus filhos a organizar seus objetos!

Lembre-o que essa tarefa é dever dele!

Muitos pais acham que manter a prateleira para brinquedos arrumada não é tarefa de criança ou creem que por serem pequenos eles não são capazes disso. Mas nas escolas é comum que eles brinquem e depois ajudem a professora a guardar o material utilizado. E em casa a lógica pode ser a mesma.

Incentive seu filho a manter o quarto infantil organizado!

O ideal é ensinar o filho a se organizar desde cedo, quando ainda brinca com os brinquedos no chão, por volta de um ano de idade. Incentive-o a participar desse processo, explicando que os brinquedos devem ser recolhidos e colocados numa caixa que você vai mostrar qual é. Assim, o senso de organização começa a ser criado. Com o passar do tempo, a criança vai conseguir guardar os brinquedos por conta própria. Mas é sempre bom lembrar seu filho que os brinquedos que não estão sendo usados precisam ser colocados de volta em seu lugar.

Separe os objetos por categoria

Organize os brinquedos e objetos de maneira setorizada, evitando que a criança tenha de retirar (e bagunçar) tudo para encontrar o que quer. A separação pode ser feita por categorias, como por exemplo: bonecas, carrinhos, dinossauros, jogos e brinquedos de montar, por exemplo, acompanhados de seus respectivos acessórios. Brinquedos sem categoria, em pequenas quantidades, podem ser guardados todos juntos para evitar que fiquem espalhados pela casa.

Utilize caixas organizadoras para manter o quarto infantil organizado

Caixas organizadoras podem ajudar bastante nessa separação. Algumas delas, inclusive, podem ser feitas em casa, aproveitando materiais como as caixas de papelão de supermercado. Uma dica interessante é aproveitar para fazer uma decoração na caixa junto com a criança com papéis estampados. Para brinquedos pequenos, dê preferência às caixas pequenas, como as de sapato.

Use caixas organizadoras de cores diferentes para diferenciar os objetos

Combine com o seu filho que cada cor de caixas organizadoras guardará um certo tipo de brinquedo. As caixas transparentes facilitam na hora de encontrar o brinquedo preferido. Para mais de um filho, vale usar caixas de tonalidades variadas para cada um.

Cole etiquetas que facilitam a identificação

Use etiquetas nas caixas organizadoras que identifiquem os brinquedos por meio de desenhos, cores diferenciadas ou mesmo palavras – a própria criança pode fazer essa identificação, a depender de sua idade.

Manter o quarto infantil organizado e a prateleira infantil organizados pode não ser uma tarefa muito fácil, mas garantir os melhores looks para os pequenos pode ser bem simples: confira a Pilili Moda Infantil e garanta bermudas infantis masculinas, conjuntos de verão femininos e outras peças para vestir seus pequenos com estilo e qualidade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *