Aprenda a fazer o Calendário do Advento com seu pequeno

Aprenda a fazer o Calendário do Advento com seu pequeno

O mês de dezembro geralmente deixa as crianças muito animadas com os feriados. Geralmente o Natal é a primeira data comemorativa que os pequenos costumam ficar ansiosos para chegar, por causa dos presentes e das histórias que envolvem esse feriado, como o Papai Noel. 

Nesse sentido, é interessante incentivar o espírito natalino das crianças, e uma forma de fazer isso é criando um Calendário do Advento. Dessa forma, as crianças vão entender melhor a noção do tempo que falta para o Natal e ainda podem aprender mais sobre os dias do mês.

Abaixo, vamos explicar como fazer o Calendário do Advento com seu filho. Confira!

O que é Calendário do Advento?

Antes de mais nada, vamos explicar essa tradição de fim de ano. A palavra advento significa “chegada” de algo ou alguém, que nesse caso, é o dia de Natal. A tradição do calendário foi criada por luteranos alemães há muito tempo atrás. Eles costumavam contar os 24 dias que antecedem o Natal marcando com giz suas portas e paredes.

Assim, foi criado o Calendário do Advento. Uma espécie de contagem regressiva para o Natal marcando os dias que faltam para a data comemorativa. Além disso, o Calendário do Advento também serve para praticar pequenos atos e atividades em família que exercitam a gratidão e solidariedade durante os 24 dias que antecedem o Natal. Por isso, ele é uma ótima tradição para praticar com seu filho e ensinar um pouco mais sobre boas práticas e sentimentos.

Como fazer um Calendário do Advento?

  1. Escolha o material

Fazer a confecção do Calendário do Advento infantil é fácil, principalmente com a internet, que disponibiliza vários passos a passos de DIY (faça você mesmo). Você pode escolher o material que achar mais fácil, bonito ou até mesmo maleável e confeccionar o seu próprio calendário, inclusive reciclando itens de natais passados.

Nesse passo, é importante deixar a criatividade rolar solta e decorar as datas, em contagem regressiva, do jeito que preferir. Também é interessante pedir a ajuda dos filhos nessa etapa, pois essa pode se tornar uma atividade realizada em família: a própria criação do calendário do advento pode se tornar uma tradição entre vocês.

  1. Organize o calendário

Essa também faz parte da etapa de confecção, mas é importante deixar claro: organize o calendário para os 24 dias que antecedem o Natal. Criando recipientes para deixar as atividades que vão ser realizadas nesses dias “escondidas”.

Sabemos que algumas mamães são ocupadas, por isso, não é necessário realizar atividades todos os dias, embora essa seja uma abordagem interessante. Isso vai ficar a critério da agenda pessoal dos pais e das atividades escolhidas para os 24 dias.

  1. Escolha as atividades

Essa é a parte mais legal de criar o Calendário do Advento, pois é nela que você pode deixar a criatividade rolar solta para criar as tradições que vão anteceder a data festiva do Natal.

Nesse sentido, é possível até misturar a religião. Por exemplo, os católicos podem colocar um dia para contar histórias que falem do nascimento de Jesus, assim como os judeus podem contar sobre o Hanukkah. 

Ou até mesmo exercitar características que você veja que estão em falta nas crianças. Nesse sentido, se você acha que seu filho tem sido muito egoísta durante o ano, é possível pensar em uma atividade solidária que ensine a ele a dividir e compartilhar. Interessante, não?

Abaixo, deixaremos algumas dicas de atividades para fazer parte do seu Calendário do Advento:

  • Decorar a árvore de Natal;
  • Fazer um cartão de Natal;
  • Fazer doces e compartilhar com a vizinhança;
  • Fazer uma doação solidária àqueles que não tem condições;
  • Confeccionar um presente para alguém especial;
  • Ouvir histórias de Natal ou cantar canções de Natal em família.

Curtiu as ideias? Esperamos que você e seu pequeno se divirtam muito com o calendário do Advento Infantil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *