Tosse – medidas simples e eficazes para acabar com esse mal

Tosse – medidas simples e eficazes para acabar com esse mal

A tosse é um sintoma comum que surge quase sempre que o sistema imunológico está debilitado, seja por dor de garganta, gripe ou até mesmo alergias. A tosse é um sintoma chato, que tira o conforto dos pequenos e até mesmo dos pais, devido a noites mal dormidas e irritação das crianças, principalmente as mais novas.

Pensando nisso, trouxemos algumas medidas simples que podem diminuir a tosse infantil e aliviar um pouco o estresse que esse sintoma pode causar. Vale lembrar que nenhuma dica é milagrosa, e a tosse pode permanecer mesmo depois de seguir os passos desse artigo. No entanto, com as dicas, nosso objetivo é diminuir a tosse o suficiente para que a criança possa, pelo menos, conseguir dormir durante a noite. Confira!

O que é a tosse?

A tosse é a forma que o corpo encontra de “expelir” as substâncias que o incomodam, principalmente quando elas estão presentes no pulmão e garganta. Geralmente, ela também acompanha acúmulo de secreção nas vias áreas, também conhecido como catarro, que é por onde o corpo expele esses organismos.

Antes de mais nada: cuidado!

Durante a tosse, é comum que as mamães busquem por xaropes para “curar” a gripe na infância. No entanto, tudo que esse medicamento faz é cessar a tosse e não livrar o pequeno da doença. Portanto, se você for optar por xaropes, lembre-se que essa não deve ser a única medida para cuidar da saúde da criança.

Além disso, por que a tosse é uma forma do corpo expulsar organismos invasores e, dessa forma, se curar da doença, é interessante evitar esses xaropes que “sedam” a tosse, principalmente na infância. Pensando nisso, não vamos recomendar xaropes nesse post, mas sim outras soluções alternativas para acabar com o mal da tosse na infância.

Mel

O mel é um “remédio caseiro” que pode ser muito eficaz para diminuir a tosse infantil. Esse alimento tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias naturais que são capazes de aliviar o sintoma.

Por isso, ele é recomendado para aliviar a tosse e aumentar a qualidade de sono das crianças. Antes do seu filho dormir, uma colher de mel pode ajudar a aliviar a tosse.

O mel com limão ou com hortelã também são ótimas práticas para o alívio da tosse na infância. No entanto, fique atento às alergias dos pequenos – essa não é uma medida recomendável para crianças menores de um ano, por causa de possíveis alergias.

Inalação

Outra dica importante é fazer a inalação dos pulmões da criança para promover a umidificação das mucosas e brônquios do pulmão, soltando a secreção que está presa. 

Nesse sentido, sabemos que a inalação pode ser chata para a criança, que geralmente não gosta de passar por esse processo, mas ressaltamos a importância dessa atividade para se livrar da gripe infantil.

Leite quente com açúcar

Essa é uma receita caseira muito utilizada pelas vovós que pode ajudar no alívio da tosse, principalmente na hora de dormir. Essa técnica é mais recomendada para o final da gripe, quando o único sintoma que resta ainda é aquela tosse chata.

Para isso, esquente o leite com açúcar e dê para o seu filho quando ele ainda estiver quente, mas cuidado para não queimar a boca da criança! Certifique-se que, embora ainda esteja quente, o leite esteja no ponto certo para ingerir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *