Como incentivar a alimentação saudável do seu filho?

Como incentivar a alimentação saudável do seu filho?

A alimentação infantil é um dos fatores que pode definir os gostos e a saúde das crianças no futuro, por isso, é uma das principais preocupações dos pais.

Diversas crianças passam por uma fase em que não querem comer nada, e muitos adolescentes têm paladar infantil e só gostam de comidas pouco ou nada saudáveis.

Por isso, decidimos criar um guia com dicas para ajudar a incentivar a alimentação saudável de seu filho. Afinal, qual o mal que não se cure com uma comida caseira, não é verdade?

Quer saber como incentivar seu filho a comer bem desde a primeira infância? Então confira nossas dicas a seguir!

Ofereça o necessário para uma alimentação saudável

Muitos pais notam que seus filhos não dão preferência para alimentos naturais (como legumes, frutas e verduras) ou minimamente processados (como grãos e carne), e acabam cedendo às facilidades dos alimentos industrializados e ultraprocessados (como biscoitos recheados, refrigerantes, salgadinhos e macarrão instantâneo), que são ricos em açúcar, sal, óleos e gordura. E não beneficiam em nada o desenvolvimento ou a saúde dos pequenos.

De acordo com o Guia Alimentar do Ministério da Saúde, os alimentos ultraprocessados têm composição nutricional desbalanceada e favorecem o consumo excessivo de calorias. Ou seja, agradam ao paladar, mas não à saúde.

Mesmo que seu filho negue comida, evite levar alimentos ultraprocessados para dentro de casa. Estes vão tornar a tarefa de fazer refeições mais saudáveis e nutritivas ainda mais difícil.

Seja criativo

Até mesmo os adultos se entediam de uma alimentação saudável se ela for composta pelos mesmos alimentos todos os dias. Variar o tipo de preparo, temperos, apresentações e receitas das comidas faz com que crianças e adolescentes se interessem mais por elas.

Estimule a independência

Normalmente, pais e mães oferecem comidas esmagadas ou processadas no liquidificador para bebês e crianças pequenas, imaginando que a facilidade na mastigação vai fazer com que elas comam mais.

Na verdade o efeito é contrário: oferecer alimentos de diferentes tamanhos, texturas e sabores é essencial para fazer a criança desenvolver o paladar e ensiná-lo a explorar diferentes experiências culinárias.

Deixe que seu filho pegue os alimentos direto do prato, ou os ofereça em seu próprio prato, e permita que ela experimente todos os que quiser, mesmo aqueles que são muito fortes e que você acha que ele não irá gostar.

É comum que bebês e crianças gostem de limão, rúcula e outros alimentos de sabor muito forte, que até mesmo adultos não conseguem comer.

Aceite o tempo da criança

Todos nós temos gostos e peculiaridades quando o assunto são alimentos e, na maioria das vezes, elas vão mudando com o tempo. A criança e o pré-adolescente que se recusa a comer filé de peixe, pode virar um adulto apaixonado por sushi. Estamos em constante evolução. 

Uma alimentação saudável é essencial para que seu filho tenha disposição, energia e concentração para suas atividades! Por isso, siga essas dicas e tenha paciência: mais cedo ou mais tarde, ele vai entender a importância de uma boa alimentação.

Agora a tarefa ficou mais fácil, não é? Se você gostou desse post, leia também este conteúdo sobre receita de sopas para crianças! E não deixe de acessar o site da Pilili.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *