Moda infantil: saiba como acertar no tamanho

Moda infantil: saiba como acertar no tamanho

Comprar roupa de criança quase sempre gera uma insegurança. Antes do primeiro ano, os bebês crescem bem rápido, pulando entre os tamanhos a cada dois meses, em média. E é compreensível que haja essa dúvida, quando a roupinha não serve, pode causar uma certa frustração para a mamãe ou para quem presenteou a criança. 

E mesmo se você não tiver filhos, saber qual tamanho de roupa comprar pode acabar sendo importante na hora de presentear um sobrinho ou afilhado, já que geralmente quem não é mãe fica ainda mais perdida nessas horas e é totalmente normal, já que as crianças crescem super rápido, e algumas podem até ser um pouco maiores para a sua idade. 

Na moda infantil, as numerações surgiram com base na idade da criança, mas com o passar do ano, e com as mudanças dos hábitos alimentares, também impactaram na estatura e no peso delas e, por isso, a numeração ficou um pouco fora de controle.

Tabela ABNT

Por volta de 2009, a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) publicou a NBR 15800, que apresentou as normas de vestibilidade para confecções infantis, e ela segue em vigor até os dias atuais. Porém, ela não é de uso obrigatório por parte das confecções, sendo assim, as empresas podem optar por confeccionar com uma tabela própria. O documento tem tabelado 24 tamanhos, para crianças até os 14 anos.

Recém nascido até 1º ano

Não há dúvidas que ao nascer, a criança irá usar o tamanho RN, até os seus dois meses, dependendo do seu tamanho e peso, já que geralmente esse tamanho é para bebês até 5kg e que medem 54 cm. 

O tamanho P, geralmente é usado até os 6 meses ou quando atinge os 60 cm, depois disso, dos 6 aos 9 meses, os bebês passam a ficar mais ativos, pois estão descobrindo o mundo ao seu redor, e aqui, eles passam para o tamanho M. 

Dos 9 aos 12 meses, geralmente usa-se o tamanho G, e já está na fase inicial de engatinhar, algumas calças com joelheira podem ser ideais aqui. É crucial que ao decorrer do seu primeiro ano, o pequeno esteja sempre com roupinhas confeccionadas em algodão, pois esse tecido não causa irritações na pele por ser uma fibra natural, e deixa que a pele do bebê transpire normalmente, além de não limitar os seus movimentos, já que tecidos com outros componentes podem ser mais rígidos, principalmente para o pijama infantil feminino, já que durante o sono eles se desenvolvem e se movimentam bastante.

Do primeiro ano em diante

Aqui, as crianças passam a crescer de uma maneira mais gradual com a sua idade, então, as tabelas de tamanho são um bom guia. Mas nem sempre são totalmente seguras, já que por alguns fatores, o seu filho pode se desenvolver mais rápido. Vale a pena você ter as medidas dele, principalmente para as compras online, irá facilitar bastante nessa hora. 

Conte com a Pilili Moda Infantil para acompanhar todas as fases do seu filho, do pijama infantil masculino até peças para os passeios. Com uma variedade de peças para o seu filho ou para a sua filha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *