4 regras de etiqueta para visitar um recém-nascido na maternidade ou em casa!
A chegada de um novo bebê é um momento que pede por comemorações e visitas. Afinal, não é todo dia que uma nova vida chega para alegrar o dia da família e amigos. No entanto, esse também é um momento delicado para os pais e para o recém-nascido: os pais, porque estão cansados depois de todo o trabalho de parto e, é claro, pelos choros do bebê; o recém-nascido, porque como bem sabemos, ainda é um período frágil, e chegar ao mundo não é fácil.
Pensando em quem quer visitar a família com o novo recém-nascido sem abusar da hospitalidade, separamos algumas dicas importantes para manter o decoro. Confira!
Maternidade ou casa?
A primeira dúvida que surge é onde visitar o recém-nascido: na maternidade, ou na casa dos pais?
Nesse tópico, vale a pena perguntar aos próprios pais quais são as preferências de visita, sempre visando o que for mais confortável para ele. Nós recomendamos a maternidade pois, no hospital as mamães e papais não precisam se preocupar com trivialidades como casa bagunçada, comidas a serem servidas e, até mesmo, ter que ficar fazendo sala para as visitas.
No hospital, relevar esses quesitos fica muito mais fácil, já que nada é obrigação direta dos pais. Por isso, pode ser que a ida à maternidade seja mais confortável e menos cansativo para a família.
Comentários desnecessários
Outra dica importante é evitar comentários desnecessários, principalmente em relação à aparência do recém-nascido ou da mamãe.
Esse é um momento sensível para as mães que, por causa do cansaço e do trabalho de parte, nem sempre estarão em sua melhor forma. Por isso, evite comentários desnecessários ou maldosos, como falar sobre o peso delas ou fazer pouco caso do tipo de parto que foi realizado, por exemplo.
Do mesmo modo, evite comentários desnecessários sobre o bebê. Esse é um momento muito sensível e de muito amor para os pais, e a última coisa que eles querem ouvir são opiniões como: falar que o bebê é muito magro ou muito gordo, brincar que tem cara de joelho ou até mesmo divergir sobre o sexo da criança (falar que um menino tem cara de menina, por exemplo).
Evite visitas à noite e no dia que o bebê nasceu
Na hora de visitar, é importante ter calma. Evite visitar o neném no dia do parto, pois as horas de parto vão deixar as mamães exaustas demais. Nesse momento, a última coisa que elas querem é receber a visita de alguém, mesmo que seja de alguém especial.
Do mesmo modo, fazer visitas à noite não é de bom tom. Entendemos que muitas pessoas trabalham e só tem tempo para a vida social durante a noite, mas também é preciso entender as necessidades da família em questão – sempre cheque com a mãe da criança antes de fazer uma visita a noite, só vá caso ela insista muito e você sinta que eça não respondeu que sim apenas por educação.
Leve uma lembrancinha
Na visita, também é legal trazer uma lembrancinha para mostrar que você se lembrou do recém-nascido antes mesmo de ir visitá-lo. É interessante levar produtos que vão ajudar até mesmo o financeiro da família, que agora com certeza vai ficar mais apertado.
Nesse sentido, trouxemos algumas dicas de presentes interessantes:
- Mamadeira;
- Toalhinha;
- Roupinhas de recém-nascido;
- Fralda.